Em meio às fortes chuvas nesta sexta-feira (26), Inmet emite alerta laranja para todo o Acre
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Rio Branco registra pontos de alagamento nesta sexta (26) após fortes chuvas
Com quase 100 milímetros de chuva nas primeiras horas desta sexta-feira (26), segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O aviso, segundo o instituto, é válido até às 23h59 desta sexta. Nas últimas 24 horas, o órgão havia informado que as chuvas do dia anterior somaram mais de 44 milímetros.
🟠 Perigo: O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).
Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nesses casos, o Inmet recomenda que:
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Inmet emite alerta laranja de chuvas intensas para o Acre nesta sexta-feira (26)
Reprodução/Inmet
Rio Acre
Por conta das fortes chuvas, o nível do Rio Acre em Rio Branco aumentou mais três metros um dia e ultrapassou a cota de atenção pela terceira vez neste mês.
A cota de atenção do manancial é de 10 metros, que faz com que os órgãos de fiscalização ponham em prática os planos de contingência. A cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, as oscilações do Rio Acre estão diretamente ligadas ao volume de chuvas acumulado em dezembro, que já superou a média histórica para o mês na capital, que é de 268,4 milímetros.
O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador do órgão, pontuou ainda que a capital acreana choveu há mais de 9 horas de forma ininterrupta.
Rio Acre ultrapassa 10 metros nesta sexta-feira (26)
Reprodução/De olho no Rio
VÍDEOS: g1